Olá visitante, faça seu login ou cadastre-se.

Não realizamos vendas, não somos loja virtual.

Siga-nos:     

Vídeos

16/02/2018

Comparativo de plantio: banana Princesa e banana Maçã


Folder Banana Princesa https://www.infoteca.cnptia.embrapa.b...

Comunicado Técnico Princesa: nova cultivar de banana maçã para o baixo São Francisco. https://www.infoteca.cnptia.embrapa.b...

Livro (download) A Cultura da Banana
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.b...

Programa de rádio Prosa Rural sobre a banana princesa
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.b...

O cultivo da variedade Maçã, apesar do excelente sabor e de alcançar preços altos no mercado, praticamente desapareceu das áreas produtoras, devido à elevada suscetibilidade dessa cultivar ao mal do Panamá.

Outra ameaça ao plantio de banana em todo o Nordeste é a sigatoka negra, doença altamente destrutiva que se constitui em um sério problema caso ocorra em alguma área produtora. Uma vez que as medidas de controle convencionais são inviáveis, uma das estratégias para a solução desses problemas é a obtenção de novas cultivares produtivas e resistentes, mediante o melhoramento genético, cuja etapa final do processo consiste na avaliação dos genótipos em diferentes regiões produtoras.

A pesquisadora Ana Lédo, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Unidade localizada em Aracaju (SE), destaca a vantagem dessa variedade, tolerante ao mal do Panamá e com resistência à sigatoka amarela, duas enfermidades que afetam muito a banana-maçã em todo o país, chegando a inviabilizar o seu cultivo. A banana Princesa atinge uma boa produtividade, em torno de 15 a 20 toneladas por hectare, podendo chegar até 25 toneladas, dependendo do manejo, irrigação, fertilidade do solo, dentre outros aspectos.

A Banana Princesa foi desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas BA), em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju SE). A nova cultivar é recomendada para o Baixo São Francisco, em Sergipe e Alagoas, e para o Recôncavo Baiano. A Princesa, cujo código de melhoramento é YB42-07, foi avaliada na área experimental de Propriá (SE) e em Cruz das Almas.

Nas duas localidades, a Princesa apresentou produtividade em torno de 15 a 20t por hectare. Podendo, dependendo do manejo da cultura, alcançar a produtividade de 25t por hectare. Reportagem realizada pela TV Aperipê, emissora estatal de Sergipe, parceira da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Repórter Patrícia Dantas.

Imagens Jorge Henrique. Quer mais informações sobre o tema? Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) www.embrapa.br/fale-conosco/sac/ Consulte também o serviço de Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e) que reúne informações sobre técnicas de manejos, tecnologias desenvolvidas ou aperfeiçoadas pela Embrapa, sustentabilidade, meio ambiente, com coleções em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão, com linguagem adaptada para produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola. https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/

 

Fonte: Embrapa

Compartilhar:

Outros Vídeos



O Ofertas Agrícolas é um classificado rural gratuito, semelhante a um classificado impresso, não participamos da venda e nem da intermediação, sendo a negociação feita diretamente entre as partes envolvidas (comprador e anunciante) fora do ambiente do Ofertas Agrícolas. Sempre exibimos ao final de todas as páginas as "Dicas de Segurança" e sua leitura é obrigatória. Ao navegar pelo Ofertas Agrícolas você está de pleno acordo com nossos termos de utilização.

Receba nossos informativos

Baixe nosso aplicativo.:   

Google Play Store Apple Store

© 2018 Ofertas Agrícolas - Todos os Direitos Reservados | O Ofertas Agrícolas não é loja virtual somos um classificado rural gratuito e os anúncios aqui postados são de exclusiva responsabilidade dos anunciantes.